O joelho e a maior articulação do corpo, ele apresenta a arquitetura óssea composta de 04 ossos.
- Patela maior osso sesamoide e está centrada no joelho
- Fêmur (osso da coxa): porção distal, recoberta por cartilagem, articula com a patela e a tíbia
- Tíbia em sua porção proximal (osso da perna), articula com fêmur e com a fíbula em região lateral.
Apresenta ainda em seu interior o líquido sinovial, importante para lubrificação da articulação, os meniscos, no joelho temos dois, um na parte interna, e outro na parte externa do joelho que funcionam como amortecedores. No centro e nas laterais do joelho possuímos ligamentos que são estabilizadores do joelho.
Os centrais são só cruzados e laterais são chamados de colaterais.
Causas
A procura do paciente ao consultório de cirurgia do joelho é mais frequente devido a dor anterior do joelho, lesões de cartilagem, lesão meniscal, lesões ligamentares, tendinopatias e artrose.
Sintomas de doenças no joelho
O principal sintoma de que algo esta errado no joelho é a dor, a dor pode vir acompanhada de diversos sintomas, como inchaço da articulação, aumento da temperatura local, vermelhidão pode ocorrer também a incapacidade funcional, onde o paciente não consegue movimentar e não consegue pisar de forma adequada ou mesmo apoiar o pé no chão. Outros sintomas, mais brandos, incluem rangidos e estalidos acompanhado ou não de dor.
Principais doenças que acometem o joelho
Artrose
Artrose do joelho ou gonartrose é uma artrite degenerativa que acomete o joelho, a base dessa doença e perda do equilíbrio articular, levando ao desgaste da cartilagem que recobre a articulação, causando instabilidade articular, dor e deformidade. A prevalência em pacientes acima de 65 anos é de 60 % para homens e 70% para mulheres.
Cisto de Baker
É uma formação cística, muito comum, em região póstero medial do joelho.
É a hipertrofia da bursa (bolsa de líquido) entre os tendões dos músculos gastrocnêmio e semitendíneo. A incidência na literatura varia entre 10% e 41%, aumentando com a idade estando muito associado a alterações inflamatórias do joelho.
Osteocondrite dissecante
Lesão que acontece no joelho de crianças em média de 11 a 13 anos, mais comum em meninos na proporção de 2:1, onde ocorre uma separação de determinado ponto da cartilagem do osso subcondral geralmente no fêmur, causando dor e travamento no joelho da criança.
Condromalácia Patelar ou Síndrome Patelofemoral
Causa mais frequente de procura dos pacientes aos consultórios é a lesão da cartilagem ou processo inflamatório da cartilagem patelofemoral secundaria ao mal alinhamento, mal formações no fêmur ou patela e desequilíbrios musculares; tem uma predominância nas mulheres.
Lesões Ligamentares
São lesões dos estabilizadores do joelho. podem acontecer no ligamento cruzado anterior, posterior, colateral lateral e ou colateral medial, ocasionadas por traumas torcional, gerando a sensação de falseio no joelho levando a outras lesões na articulação.
Lesões Meniscais
Meniscos são estruturas fibrocartilaginosas, formada por colágeno tipo 2, que tem uma forma semicircular que está no joelho entre o fêmur e a tíbia. Apresentamos 02 meniscos, menisco medial (parte interna do joelho), menisco lateral (parte externa do joelho) eles são responsáveis pelo aumento da congruência articular, absorção de impacto e são estabilizadores secundários.
Geralmente são lesionados em traumas torcionais, causando dor, limitação de movimento no joelho e travamento.
Tratamentos
Uma vez definida a causa da dor no joelho, o que se segue é o início do tratamento. O mais comum é que seja à base de medicamentos, fisioterapia e orientações para a prática de exercícios e mudanças de hábitos. Cirurgia costuma ser uma opção apenas quando não houver resposta satisfatória a essas abordagens.
Artroscopia do Joelho
Procedimento minimamente invasivo em qual a articulação e inflada com soro fisiológico e onde através de pequenos cortes e utilização de uma câmera onde é inspecionada a articulação é realizado o procedimento. Os procedimentos mais comumente realizado através da artroscopia são os reparos meniscais ou meniscectomias e ligamentares. apresenta uma recuperação mais rápida e menos dolorida que uma cirurgia aberta.
Reconstrução do Ligamentar
Geralmente acontece após traumas torcionais no joelho, onde um ou mais ligamentos se rompem. são utilizados enxertos de tendão (parte do musculo que se liga ao osso) para reconstrução ligamentar, neoenxerto. Procedimento geralmente artroscópico e a recuperação varia de 06 meses há 01 ano a depender da lesão e recuperação.
Osteotomia
Procedimento em que é realizado em paciente que sofreram algum desalinhamento no membro inferior, decorrentes de lesões ligamentares, artrose ou fraturas. O procedimento visa realinhar o membro para posição anatômica ou desviar o eixo de carga (região onde o peso passa no joelho) para uma região que não tenha desgaste, melhorando a dor e aumentado a vida útil do joelho.
Prótese Total de Joelho
Procedimento realizado no joelho que apresenta um alto grau de comprometimento da cartilagem, um desgaste avançado em toda superfície de cartilagem que recobre o joelho. Através de cortes ósseos é retirada e colocada em lugar da cartilagem uma superfície de compostos metálicos e um polietileno de alta resistência para melhorar a congruência articular.
Prótese Parcial do Joelho
Procedimento no qual apenas uma porção ou parte do joelho que está desgastada é abordada, realizado o procedimento de artroplastia, geralmente realizado em pacientes até 60 anos.